segunda-feira, 26 de junho de 2017

Educação Ambiental e sua Relação com o Candomblé

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimento, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambient...al - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
Em abril de 1999 foi criada no Brasil, uma lei que regulamenta e trata da educação ambiental. Sob o número 9.795, a lei dispõe sobre a educação ambiental, instituindo uma política de preservação do meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável, a adoção de práticas sustentáveis, é extremamente necessário, mas acima de tudo é preciso que a população brasileira tenha uma maior preocupação e respeito com o meio ambiente. 


A natureza do candomblé

A saudosa yalorixá Mãe Beata de Yemonjá ensinou sobre práticas ecológicas nos rituais de candomblé e umbanda.
“Omi kosi, éwè kosi, òrìsà kosi” é um ditado yorubá que significa: “sem água, sem folha, não há orixá”...De acordo com a religião, a natureza é um espaço sagrado, de comunhão entre o mundo espiritual e o material, que deve ser respeitado e bem cuidado. Esta concepção alinha o culto milenar a uma das maiores preocupações da atualidade: a preservação da biodiversidade...
Divindades e meio-ambiente estão tão unidos, na visão do candomblé, que não é possível haver culto sem a presença de elementos naturais, especialmente, folhas. “A primeira coisa que fiz quando cheguei aqui foi andar pela vizinhança procurando plantas e ervas para usar nos rituais ou como remédio, e trazer para o meu quintal."
...Mãe Beata também foi co-autora da cartilha Oku Abo Espaço Sagrado – Educação Ambiental para religiões afro-brasileiras. A cartilha busca conscientizar candomblecistas e umbandistas – o chamado “povo de santo” – a adotarem práticas ecológicas em suas oferendas.
Vale também ressaltar que a educação ambiental também se estende aos cuidados que o povo de terreiro tem que ter com lixo que produz em suas casas. Qual destino é dado aos restos de materiais orgânicos? Temos campanhas de reciclagem em nossos terreiros? Buscamos engajar a comunidade no processo de educação ambiental? Como temos concientizado o povo de santo sobre preservar e renovar o meio ambiente? Estas são algumas das questões fundamentais pelo qual o ensino aprendizagem sobre educação ambiental precisa passar dentro dos terreiros e seus arredores. Conscientizar, cuidar e renovar o meio ambiente são ações fundamentais para manter vivo o axé das religiões afro brasileiras.

Fonte:
www.mma.gov.br › educacao-ambiental
www.afroeducacao.com.br
Acervo Bibliográfico de Babá Janilson.

Babá Janilson





Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO DO DIA

Bom dia irmãos queridos de existência neste planeta. Meu motumbá /minha benção nesta terça-feira de luz dada por Olorum. "Quando es...