segunda-feira, 31 de julho de 2017

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste os olhos e as pálpebras, cujo principal sintoma é a vermelhidão intensa da porção branca dos olhos com muita secreção.

Sintomas da conjuntivite:

* Vermelhidão intensa da parte branca dos olhos;
* Muita secreção (remela) que pode ser branca ou amarelada e "gosmenta";
* Inchaço dos olhos;
* Hipersensibilidade à luz;
* Coceira e dor nos olhos.

Nem sempre os olhos ficam vermelhos, por vezes o principal sintoma da conjuntivite é a secreção abundante que faz com que o indivíduo acorde com os cílios colados e tenha alguma dificuldade em abrir os olhos.

Causas da conjuntivite:

A conjuntivite pode ser causada por:

Vírus;
Bactérias;
Poluição;
Fumaça;
Alergia ao cloro das piscinas;
Maquiagem fora do prazo de validade ou contaminada.

Como se diagnosticam as conjuntivites?

O diagnóstico das conjuntivites deve ser feito pelo médico oftalmologista, durante uma consulta médica. Ao examinar o paciente, o oftalmologista coletará  informações que ajudarão no diagnóstico correto da conjuntivite, a fim de distinguir esta doença de outras causas de hiperemia ocular (olho vermelho), como uveítes e crises de Glaucoma. Assim, percebemos a importância da consulta médica com um oftalmologista, pois um diagnóstico não realizado no tempo correto poderá atrapalhar também o tratamento adequado.

Transmissão da conjuntivite:

No caso da conjuntivite viral ou bacteriana a transmissão se dá pelo contato direto com as secreções contaminadas ou com objetos contaminados.

Para evitar a transmissão da doença para outros recomenda-se ter muito cuidado de higiene e lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente após limpar os olhos ou entrar em contato com as secreções. A criança com conjuntivite deve ficar em casa e evitar ir à escola.

Tratamento para conjuntivite:

O tratamento da conjuntivite consiste em lavar os olhos delicadamente com água corrente ou com soro fisiológico e uma compressa de algodão, para mantê-los limpos e livres de secreções.

No caso da conjuntivite bacteriana recomenda-se o uso de colírios e antibióticos.

Quanto tempo dura a conjuntivite?

O tempo de duração da conjuntivite varia de um indivíduo para o outro. No caso da conjuntivite viral os sintomas podem permanecer por cerca de 5 a 28 dias, no caso da conjuntivite bacteriana, de 7 a 10 dias, e no caso da conjuntivite causada por outros fatores, se a causa da doença for eliminada, a doença pode ser curada em aproximadamente 3 dias.

Cuidados importantes durante a conjuntivite.

* Lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia;
* Tenha um frasco de álcool sempre por perto para desinfectar as mãos;
* Remova pequenas secreções com lenços descartáveis;
* Usar um óculos de sol pode diminuir o incômodo que a luz provoca;
* Evite abraços, beijos e cumprimentar os outros com as mãos;
* Troque diariamente toalhas, lençóis e fronhas do indivíduo contaminado e lave-os separadamente.

Conjuntivite deixa sequelas?

Geralmente, a conjuntivite não deixa sequelas, mas pode ocorrer visão embaçada.

Para evitar esta consequência, recomenda-se só utilizar colírios e lágrimas artificiais que tenham sido recomendadas pelo médico e, se notar alguma dificuldade na visão, deve-se voltar ao Oftalmologista.

O primeiro passo para todo paciente com olhos vermelhos é procurar um oftalmologista. Primeiro porque várias doenças oftalmológicas, que não a conjuntivite, podem causar olhos vermelhos. Segundo porque a distinção entre conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana é importante, não só no tratamento, mas também na indicação de afastamento temporário da escola ou do trabalho.

Cuidados no frio:

Os olhos exigem cuidados no inverno. O tempo seco e o aumento do contato com ácaros encontrados nas roupas de frio guardadas favorecem o aparecimento da conjuntivite, que também pode ser causada pela poluição. Manter os ambientes arejados e limpos, lavar as mãos antes de coloca-las em contato com os olhos, não compartilhar toalhas, lenços e maquiagem, trocar as fronhas dos travesseiros e aumentar o consumo de líquidos ajudam a evitar a conjuntivite.

A prevenção é um excelente remédio mas em caso de alguns dos sintomas de conjuntivite procure o serviço médico com urgência e jamais se auto medique.

Fontes:
www.novasdodia.com.br/conjuntivite
OMS
Acervo Clínico de Dr. Janilson.

Dr. Janilson Teixiera

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO DO DIA

Bom dia irmãos queridos de existência neste planeta. Meu motumbá /minha benção nesta terça-feira de luz dada por Olorum. "Quando es...