quarta-feira, 26 de julho de 2017

A diversidade dentro do Candomblé

HOJE IREMOS REFLETIR SOBRE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA INCLUSÃO À DIVERSIDADES DENTRO DO CANDOMBLÉ.

O candomblé em sua essência matriarcal e de amor apresenta grande acolhimento, tolerância e respeito a diversidade como explica Prandi professor da USP especializado e autor de livros sobre sobre nossa religião.
"O candomblé é galgado na diversidade, ou seja, considera que nós todos viemos de origens diferentes"..., uns vem de um lugar geográfico diferente do outro com costumes, nações e tradições distintas.
E a própria natureza difere suas divindades, já que cada um vem de um elemento da natureza, espaço e poder.
Logo falar de diversidade no candomblé é entender que o próprio nos dá está demonstração desde a criação do mundo e todos os dias da nossa vida..., já que cada dia é único, cada pessoa tem sua individualidade, origem, história, caminhos.
Com base em tudo isso o Candomblé tem respaldo histórico e compromisso efetivo de acolher as diversidades deste sempre.
Seguramente afirmo que nossa religião é a que mais acolhe a diversidade seja : De gênero, raça, opção sexual, deficiências físicas ou mentais, idade..., Sejam os diferentes padrões socioculturais, financeiros..., Onde temos todas as faixas etárias contempladas e bem orientadas.
Pois enquanto religião não somos excludentes ou segregadores humanos em nome de nenhum "Rótulo ou Estereótipo"..., O grande compromisso sem distinção é: Nos religar a natureza na figura dos orixás, gerar auto-descobrimento interior, vida plena com a natureza, seres humanos, orixás e Olorum..., Por meio de valores éticos, morais e espirituais. Mais o grande regozijo e meta a ser alcançar é SERMOS FELIZES!
Por isso o candomblé ele não reprimi mais EDUCA, não esconde e sim ACOLHE, não desfaz de ninguém e sim BUSCA ENTENDER, no candomblé cada um deve ser quem é..., E as diferenças são tratadas com sutilezas e riquezas de justa igualdade e oportunidade.
Certamente o candomblé tem muito a ensinar a sociedade ..., e a sociedade quando se permitir a aprender com candomblé crescerá no paradigma de entender e conviver com as diversidades..., Pois somos aqueles que sempre acolhe os excluídos da sociedade, trabalhando o potencial humano e sua valorização independente de quem? como? quando? e por que?
O candomblé é Multi, Inter, Pluri no seu Olhar generoso, grandioso de Amor.
 

Fonte: Parte de minha entrevista para jornal de ONG internacional.
 

 Babá Janilson Teixeira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO DO DIA

Bom dia irmãos queridos de existência neste planeta. Meu motumbá /minha benção nesta terça-feira de luz dada por Olorum. "Quando es...